ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Como Procurar Ações para Comprar Hoje?

Saiba como procurar ações para comprar imediatamente. Os investidores fazem isto, para investir na Bolsa de Valores. Comece logo a aproveitar a oportunidade!

Procurar ações é como procurar por um carro para comprar. Pode basear a sua decisão apenas nas especificações técnicas, mas também pode considerar como é conduzir, a reputação da marca, a cor e outros factores.

Os investidores têm um nome para isso, é a análise fundamental.

Mas o que é que isso significa? Inclui uma variedade de factores. Desde as finanças da empresa, a equipa e a competição – para avaliar a ação e decidir se vale a pena comprar ou não.

Os 4 Passos para Procurar Ações

Antes de avançar, nunca é demais lembrar que as ações são consideradas como um investimento a longo prazo, porque tem risco e não é de um dia para o outro que as empresas dominam mercados e ganham milhões de euros em lucros. Isso significa que deve usar dinheiro que não precisa pelo menos durante os próximos cinco anos.

Passo 1. Encontrar informações sobre a ação

Primeiro que tudo, comece por procurar informações sobre a empresa, para que possa saber com o que está a lidar. Deve usar sites com informações, como o Yahoo Finance, porque tem todos os dados de ações cotadas nas Bolsas de Valores dos EUA.

Se está a começar a investir na Bolsa de Valores, este é um dos passos mais importantes, porque vai fazer com que separe as melhores ações das piores ações.

Passo 2. Aumente o seu foco

Está na hora de reduzir ainda mais a sua lista de ações. Para cada ação, verifique:

  • Lucros
  • EPS (Earnings Per Share)
  • Price-earnings ratio (P/E)
  • Return on equity (ROE)
  • e return on assets (ROA).

Com os dados obtidos, vai ser capaz de conseguir encontrar um padrão e verificar se a empresa no futuro vai ser capaz de subir ainda mais, fazendo com que a cotação da ação suba também com a sua boa performance.

Passo 3. Use a pesquisa qualitativa

Se a pesquisa quantitativa mostra o preto-e-branco da história financeira da empresa, a pesquisa qualitativa fornece os detalhes coloridos que dão a imagem real ás suas operações.

O Warren Buffett dizia famosamente “Compre uma empresa porque quer ser dono da empresa, não porque quer que a ação suba.” Isso é porque ao comprar ações, está a comprar uma pequena posição no negócio.

Para que possa dar o seu melhor na pesquisa qualitativa, preparamos algumas perguntas que deve fazer a si mesmo, para saber se vale a pena ou não comprar ações dessa empresa:

  • Como a empresa ganha dinheiro?
  • A empresa tem alguma vantagem competitiva?
  • O quão bom é a equipa de gestão?
  • O que pode acontecer de errado?

Estas são algumas questões que deve considerar.

Passo 4. Escolher os melhores

Como conseguiu ver até agora, existem dezenas de maneiras de analisar uma empresa e entender o seu valor, para poder decidir se vale a pena ou não investir dinheiro a comprar ações da empresa. Mas, tenha em consideração que olhar apenas para o lucros de um só ano ou para as decisões mais recentes, não mostra o panorama completo.

Antes de comprar uma ação, deve construir uma análise bem informada sobre a empresa, para que seja um bom investimento a longo prazo.

Para investir a longo prazo, também deve considerar problemas que poderão acontecer, que pode afectar os lucros e o crescimento da empresa, como aconteceu em 2020 com o coronavírus. Atualmente pode parecer que não, mas teve impacto em muitas empresas. Especialmente os setores que beneficiam com o turismo, como a Airbnb, Booking, Trivago e outras empresas relacionadas.