ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Vender ou alugar a garagem

Saiba o que deve fazer com a garagem que não usa para ganhar dinheiro. Descubra se esta é a oportunidade certa para vender ou alugar. Obtenha um retorno por este investimento!

Se você vive no centro de uma cidade ou numa zona onde a procura por um espaço de estacionamento é enorme, então você poderá ganhar dinheiro todos os meses ao alugar espaços ou vender para receber o dinheiro todo de uma só vez. No centro das grandes cidades é cada vez maior o número de pessoas interessadas em alugar ou comprar, isto porque, se tivessem que pagar por um lugar num parque de estacionamento privado, teriam de pagar uma pequena fortuna todos os meses.

Apesar do interesse ser grande, é importante saber qual é a opção que você deve escolher e também qual a mais rentável: alugar ou vender. Se você alugar, vai receber todos os meses uma renda fixa que pode ajudar-lhe para aumentar os seus rendimentos mensais e também ajudar para fazer crescer a sua conta bancária. Pelo contrário, se vender o espaço, você vai receber de uma só vez bastante dinheiro, que poderá usar para aplicar num depósito a prazo com uma boa rentabilidade ou fazer outro tipo de investimento. Mas, antes de se decidir conheça quais são as vantagens de alugar ou vender a garagem.

Vantagens e desvantagens de vender o lugar de estacionamento

A principal vantagem é a entrada de dinheiro na sua conta bancária logo após assinar o contrato de compra e venda, além de não ter de lidar com inquilinos problemáticos, sem contar que você deixa de pagar impostos relativos ao espaço em questão. É a melhor opção a curto prazo.

Contudo, ao desfazer-se do lugar de estacionamento ou da garagem, você não pode vender no futuro no caso de aparecer uma oferta melhor. Além disso, você perderá esse espaço e se quiser recuperar, terá que pagar muito mais dinheiro do que recebeu.

Vantagens de alugar o estacionamento

Por outro lado, você tem a opção de alugar o estacionamento por uma quantidade mensal fixa acordada entre si e a pessoa interessada. Antes de disparar preços, faça bem as contas e pense neste espaço com uma rendimento extra no seu bolso todos os meses.  Por isso, convém calcular o preço que custou o seu lugar de estacionamento e colocar um preço mensal que lhe ofereça um retorno de 3 ou 4 por cento ao ano.

Convém também ter em conta que ao escolher a opção de arrendamento do espaço, no geral o proprietário é quem fica encarregado de gastos de manutenção, além de ter que pagar impostos, pelo que a sua rentabilidade pode diminuir. Contudo, este tipo de negócio faz com que você não deixe de ser o dono do espaço, por isso, se no futuro a sua zona valorizar, você poderá vender por um preço bem alto.