ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

O transplante de cabelo é uma solução permanente?

Saiba se o transplante de cabelo é uma solução permanente para quem sofre de queda de cabelo. Encontre diversas dicas para maximizar o seu investimento. Dicas oferecidas por especialistas!

Uma grande parte da população está a ser afetada pela queda de cabelo ou, praticamente já são carecas e têm falta de cabelo. Enquanto algumas pessoas conseguem viver com isso, outras procuram formas de parar ou tratar este problema capilar. A solução mais comum e acessível são os medicamentos de perda de cabelo. Mas, uma abordagem mais agressiva e eficaz para tratar o problema são os transplantes de cabelo.

O transplante de cabelo é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo colocar cabelo na área mais calva. Isto é feito através de vários implantes de cabelo humano, que são retirados da parte de trás da cabeça do paciente, para as zonas na parte da frente da cabeça. Este procedimento pode demorar mais do que uma sessão, para terminar, dependendo do nível de calvice do paciente.

Existem dois métodos para voltar a ter cabelo nas zonas afetadas, que são, a Transplantação da Unidade Folicular (TUF) e a Extração da Unidade Folicular (EUF). A TUF é um tipo de cirurgia mais invasiva, já que envolve a remoção de uma parte do couro cabeludo da parte de trás da cabeça contendo enxertos de cabelo do doador. Enquanto a EUF usa apenas um instrumento especial, que utiliza uma técnica de punção para remover enxertos de cabelo individuais.

Além do problema genético, devido à invasividade do procedimento, o cirurgião ainda é obrigado a criar pequenas fendas na área do doador onde vai ser colocado o enxerto de cabelo. Isso faz com que aumente o trauma no couro cabeludo.

É por isso que, algumas semanas depois da cirurgia, alguns dos cabelos transplantados poderão começar a cair. Este fenómeno é chamado de perda por choque. Desta forma, você vai a ser careca nas zonas onde plantou couro cabeludo. Mas, nessas zonas vai começar a crescer cabelo novo e melhor.

Assim que o novo cabelo começa a crescer, você deve ter um cuidado extra com ele. Este é um momento muito frágil, por isso certifique-se que está a usar um shampoo suaves. Passe suavemente na área para promover a boa circulação sanguínea.

Para aquelas pessoas que estão a tomar medicamentos para a queda de cabelo antes da cirurgia, você pode continuar a tomá-los depois de realizar esta intervenção médica. Esta é uma forma eficaz de prevenir a queda do couro cabeludo.

Se está a pensar em ter o cabelo de volta de uma forma rápida, este é o procedimento melhor e com resultados permanentes. Mas antes, é importante encontrar um cirurgião com reputação na sua cidade, para fazer o trabalho certo.