ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

7 Sintomas Comuns de Depressão

Saiba quais são os 7 sintomas comuns de depressão. Evite entrar neste estado psicológico terrível. Aproveite hoje mesmo para mudar a sua vida para melhor!

Alguma vez sentiu que algo se passa consigo, que fez com que esteja com sentimentos negativos e não se sinta confortável? Você pode assumir que apenas um daqueles dias em que está em baixo. Mas tenha cuidado! Você (ou alguém que conhece) pode estar a passar agora por uma fase de depressão sem você mesmo saber. Por isso, poderá encontrar logo de seguida alguns dos sintomas mais comuns da depressão, para que saiba diagnosticar e o que fazer para sair deste estado negativo para si e para quem lhe rodeia:

  1. Diferentes tipos de Emoções Negativas – Os sentimentos intensos de se sentir triste, vazio, de não poder ajudar, de não valer nada ou de sentir-se culpado estão em si. Você vai sentir que ninguém compreende aquilo que está a se passar consigo.
  2. Perdeu o interesse ou prazer pelas coisas que gostava de fazer – Prazeres simples da vida vão parecer um pesadelo, como por exemplo, passear no parque, sair com os amigos ou família, ver filmes e ir ao cinema. Pode até perder o prazer de estar com a sua namorada ou mulher.
  3. Tem problemas a dormir ou dorme demais – Insónia ou Hipersónia são um causa natural entre as pessoas que sofrem de depressão. É por isso que você vai se sentir cansado e irritado, e andar com falta de energia a maior parte do tempo.
  4. Você isola-se da sua família e amigos – De repente o pensamento das pessoas que o rodeiam vai parecer que começam a sufocar-lhe. Todo o que quer é ser deixado sozinho porque não se sente bem para estar a conversar com pessoas ou ver outras pessoas contentes enquanto você está deprimido.
  5. Tem dificuldade em concentrar-se ou lembrar detalhes – Tarefas diárias como estender a roupa, tirar o comer do lume, buscar os filhos à escola, podem passar-lhe pela cabeça e esquecer-se de seguida. Não se consegue concentrar na sua série de TV favorita, ler uma revista ou outras coisas que lhe passem pela cabeça.
  6. Pode perder o apetite – Mudanças drásticas no seu apetite.  É como se sentisse que não consegue ou quer comer porque não está bem disposto ou apenas porque não gosta. Também pode ser ao contrário. Em que, você quer comer tudo o que lhe aparece pela frente, mesmo que goste ou não. Qualquer das maneiras, você não consegue controlar o seu apetite.
  7. Pensamentos estranhos – Constantemente a pensar sobre a sua vida ou até em fazer coisas loucas.

Se você sente que está a experienciar alguns dos sintomas indicados acima (ou todos), o primeiro passo é confiar em alguém próximo a si, e dizer toda a verdade. É bastante importante que procure por ajuda imediatamente, especialmente se está com pensamentos estranhos que podem colocar a sua vida em perigo.