ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Os Benefícios de Correr

Conheça agora mesmo quais são os benefícios de correr pelo menos 3 vezes por semana. Comece já o seu plano de corrida para perder peso ou ganhar músculo enquanto se distrai durante algumas horas por semana.

Se você está à procura dos benefícios de correr é porque, muito provavelmente você não pratica desporto com um ritmo certo ou sente curiosidade sobre se deve ou não começar a correr.

Para você obter os benefícios da corrida, tem que correr alguns quilómetros todas as semanas, mas tenha cuidado para não exagerar. Nunca corra todos os dias, pois faz mal! Correr regularmente significa correr três vezes por semana, uma média de 1 hora por cada vez. Sendo que o melhor plano para qualquer pessoa que está a pensar correr, é correr todas as segundas, quartas e sextas, e nos outros dias dar um descanso.

Correr provoca mudanças muito positivas na vida das pessoas, no organismo, sendo que algumas mudanças são mais evidentes que outras. Ora vejamos:

  • Correr aumenta a sua vida e cuida do coração – está demonstrado cientificamente que o coração de um corredor habitual é muito mais forte do que um de uma pessoa sedentária. As paredes do coração ganham grossura e os ventrículos aumentam de tamanho de uma maneira que em cada minuto o seu coração consegue bombear mais sangue e, como consequência disso a sua pulsação em repouso seja consideravelmente baixa.
  • Correr liberta a sua mente – o esforço de correr provoca que o seu cérebro liberte endorfinas, as hormonas da felicidade – do bem estar, que dá uma exaltação de animo e como consequência disso você sente-se melhor consigo mesmo.
  • Gordura corporal, músculos e ossos – seguramente que o seu principal motivo para começar a correr é tonificar o seu corpo e ficar com um corpo mais bonito. Ao correr três vezes por semana, numa média de 1 hora por cada vez, o nível de gordura corporal reduz de uma maneira considerável e gera mais hormona do crescimento. Os músculos tonificam e crescem, os ossos têm uma maior capacidade de reparação e as articulações tornam-se mais flexíveis e lubrificadas.
  • Organismo mais forte e corpo tonificado – o seu sistema imunitário fica mais forte, e também os seus ossos, articulações, músculos respiratórios – como o diafragma, os rins, o coração… sem esquecermos que você vai sentir-se psicologicamente e fisicamente melhor. O que você espera? Comece a correr.

Agora que você já sabe que correr só traz benefícios para si, comece já a criar um plano de corrida com pelo menos três dias por semana, com 1 hora de exercício de cada vez.