ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

O que é a Quaresma?

Saiba o que é a Quaresma, e como este dia está relacionado com a celebração da Páscoa. Tudo o que precisa de saber sobre a Quaresma.

A Quaresma refere-se aos 40 dias antes da Páscoa. É um tempo de arrependimento, preparação espiritual, jejum e oração que começa com a quarta-feira e termina no domingo de Páscoa na semana santa. Este é um momento onde certas igrejas preparam os crentes para serem batizados. Outros aproveitam a Quaresma para renovar o compromisso assumido com a sua fé no batismo.

A sua origem

Para saber mais sobre a Quaresma temos que recuar até ao século 4, quando Constantino fez do cristianismo a religião oficial do Império Romano. A prática foi proposta pelo Conselho de Nicea em 325 AC e, em seguida, oficialmente recomendada pelo Concílio de Laodicéia em 360.

A Quaresma nem sempre durou 40 dias. Durante alguns anos foi entre 40 dias e uma semana. No geral, hoje em dia esta celebração dura 40 dias em reflexo dos 40 dias que Jesus esteve no deserto. Outras pessoas relacionam os 40 dias com os eventos significativos da Bíblia: os 40 dias de dilúvio no tempo de Noé, os 40 anos que o povo de Israel passou no deserto durante o êxodo e os 40 dias que Moisés ficou em jejum no monte de Sinai, quando recebeu os 10 mandamentos.

Quando é celebrado

A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, quando muitos cristãos participam de uma celebração especial na sua igreja local. A cinza é usada para marcar a testa de uma pessoa, pelo sacerdote ou pastor. O objetivo é iniciar a temporada de reconhecer que o homem é mortal e está destinado a morrer. A única esperança na vida eterna é através do sacrifício de Jesus ao morrer na cruz pelos nossos pecados.