ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Exemplos de Entrevistas de emprego: Evite surpresas

Conheça vários exemplos de entrevistas de emprego para evitar que tenha surpresas desagradáveis e perca a oportunidade de emprego na empresa em que foi entrevistado. Prepare-se para entrevistas de emprego.

Dependendo do cargo em que você está interessado, o tipo de entrevista de emprego realizada será totalmente diferente. Conheça vários tipos de entrevistas e prepara-se para ter sucesso na entrevista.

Obviamente, se você for a uma entrevista de trabalho para um cargo no departamento de informática, por exemplo, a entrevista será relacionada com o tipo de coisas que você tem que lidar no dia-a-dia. Mesmo assim, o tipo de entrevista variará consoante as preferências do entrevistador.

Assim, os tipos de entrevistas mais frequentes são:

  • Entrevista direta, standard ou formal: o entrevistador faz perguntas concretas com um esquema pré-estabelecido com o fim de juntar todos os aspectos que interessa conhecer sobre o candidato ao emprego. As respostas devem ser curtas e não deve aprofundar.
  • Entrevista aberta ou informal: neste tipo de entrevista, o entrevistador tentará recolher o máximo de informações subjectivas, pelo que você deve estar bem seguro do que está a dizer para não entrar em contradições. Aqui o grau de sinceridade deve ser alto.
  • Entrevista semidiretiva: é a mais frequente, e consiste na junção dos dois tipos de entrevistas anteriores. Contudo, existem dois tipos dentro dela. O primeiro chama-se choque, e consistem em colocar o candidato em situações de tensão para comprovar a sua forma de atuar em cada situação. O segundo tipo são as chamadas colectivas, onde o candidato é entrevistado por várias pessoas para obter a opinião de expertos em diferentes áreas sobre a pessoa em questão.
  • Entrevista com dinâmica de grupo: neste tipo o entrevistador reúne um grupo mais ou menos numeroso e propõe que debatam sobre um certo tema. Assim, podem analisar a posição que cada candidato toma, na forma de comunicar, de convencer e de liderar.
  • Entrevista não formal: existem sectores, como por exemplo, a construção, a hotelaria ou pequenas empresas, em que a entrevista consiste numa mera entrevista pessoal e realizada pelo próprio empresário ou empregador. Além disso, a entrevista é realizada no local de trabalho para o qual o candidato está a se candidatar.

Encontre milhares de dicas sobre emprego através do Blog Emprego. Todas as semanas atualizamos o nosso conteúdo com todas as dicas que precisa de saber sobre emprego em Portugal.