ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Ensine os seus filhos a serem ricos e felizes

Certamente você já viu os hamsters (ou criceto), dentro de uma gaiola a correr numa roda. Eles podem correr e correr, esforçando-se cada vez mais, mas nunca irão sair da gaiola – basicamente não podem ir a outro lado.

Para Robert Kiyosaki, autor do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, isso é o que acontece com a maior parte dos seres humanos, que podem trabalhar intensamente, esforçando-se na escola, na universidade, no trabalho, ganhar mais dinheiro, gastar mais, ganhar ainda mais dinheiro, gastar mais, etc; mas NUNCA obter a liberdade ou independência financeira para realizar aquilo que realmente querem.

Robert Kiyosaki propõe que os pais ensinem os seus filhos de forma a escolher uma profissão para o trabalho que desejam desempenhar e não devido à segurança no emprego, os benefícios ou o nível salarial. Se os nossos filhos aprendessem os conceitos que o autor do livro ensina, eles poderiam obter liberdade, sem necessidade de trabalhar por dinheiro, mas sim colocar o dinheiro a trabalhar para eles.

Cada ser humano necessita de ir à escola para aprender uma habilidade e uma profissão. Cada cultura necessita de doutores, advogados, contabilistas, engenheiros, polícias, maestros, etc. Não obstante, que as universidade e as famílias ensinam que é necessário estudar arduamente com o propósito de obter um bom emprego com um bom salário, numa boa empresa. Os ricos, segundo Kiyosaki, ensinam os seus filhos como comprar ou criar empresas, onde os seus empregados trabalhem arduamente para eles.

Não devemos ensinar os nossos filhos a serem bons empregados que trabalhem toda a vida para ganhar dinheiro. Ensine os seus filhos a trabalhar, poupar dinheiro, investir e aproveitar as oportunidades para fazer com que o dinheiro trabalhe para eles, criando empresas que gerem empregos e lucros – que todos os países necessitam.

Para terminar, gostaria de deixar duas citações de figuras ilustre da sociedade mundial, e que foram também mencionadas no livro.

“Educar não é dar uma carreira para viver, mas sim preparar-se para as dificuldades da vida.” Pitágoras

“O que um pai diz aos seus filhos não pode ser ouvido pelo mundo, mas pode ser ouvido pela posterioridade.”