ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

O que é o Coaching?

Saiba qual é a definição mais completa sobre o que é coaching. Descubra porque tem que fazer um curso deste género para melhorar a sua carreira profissional e ter o emprego ideal.

Muitas pessoas perguntam o que é o coaching. Existem muitas definições e algumas delas são bem diferentes: desenvolvimento do seu potenciar, alcançar metas, superar obstáculos, dar um novo rumo à sua vida, etc. O coaching unifica todos eles, e muito mais. É o processo de aprendizagem que cobre o vazio que existe entre a sua situação atual e a que deseja alcançar. Propicia e acelera o avanço até conseguir chegar a essas metas, segundo uma permissiva de que todos temos as respostas dentro de nós mesmos.

Graças à maneira especial que o coach tem de escutar, você mesmo chegará a conclusões, soluções e ideias que sozinho nunca haveria alcançado. Para nós, para o seu coach, você é uma grande possibilidade. Assim, cada Coachee é, não só o que você mesmo pensa, mas sim a expressão máxima, de que pode chegar a ser quem você quiser. O coach é só o criador de todo o potencial que você leva dentro.

Durante estas sessões é estabelecido uma relação intensa entre o cliente e o coach, baseada em quatro pilares fundamentais do coaching: confiança, compromisso, respeito e confidencialidade. Por isso, se você ainda não tem formação nesta área e pretende tirar um curso de coaching para conseguir um emprego melhor nos próximos meses ou anos, é importante que comece a encontrar por cursos nesta área para alvancar a sua carreira profissional. Contudo, é importante diferenciar o coaching de atividades similares, como é o caso de:

  • Mentoring – O mentoring é definido como o processo mediante o qual um colega, com formação superior, maior conhecimento e experiência, dá conselhos e é um modelo a seguir. O mentoring implica vários temas que podem não estar limitados ao contexto do trabalho. Um mentor é um sponsor com grande experiência profissional no campo do trabalho do seu cliente. Tanto o mentoring como o coaching, preocupam-se principalmente nos resultados obtidos no presente e no futuro.
  • Counseling – O counseling ou orientação consiste em trabalhar com um cliente que não se sente confortável ou satisfeito com a sua vida. Está procurando por orientação e conselhos. O counselor trabalhar para resolver o problema do cliente.
  • Terapia – A terapia é utilizada para trabalhar com um cliente que procura aliviar os seus sintomas físicos ou psicológicos. O cliente deseja atingir uma cura emocional e diminuir a sua dor mental. A terapia trabalha com a saúde mental do cliente enquanto o coaching trabalha com o seu crescimento mental. Os motivos do cliente para começar numa terapia ou counseling estão geralmente relacionados com a dor e o mal estar, do que com o desejo de motivar-se para conseguir um objetivo.
  • Treinamento – O treinamento é o processo medial o qual são obtidas as habilidades e o conhecimento através do estudo, experiência e ensinamento. Por definição, o treinador é o especialista e o curso de treino pode estar concentrado nas habilidades específicas para obter resultados imediatos. É provável que o treinamento se desenvolvimento de uma pessoa para várias.
  • Consultoria – Um consultor proporciona ajuda e soluciona problemas empresariais, ou desenvolve um negócio de forma integral. Um consultor trata com a organização no seu conjunto ou com partes específicas desta, e não com os indivíduos que a compõem. Os consultores incidem nas pessoas só de forma indireta.