ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Conselhos para Jovens Advogados

Se você é um jovem recém licenciado em direito, descubra um conjunto de conselhos para jovens advogados que vão ajudar-lhe na sua carreira profissional.

O talento não diferencia idades. A juventude deve ser uma fonte de oportunidades. A experiência no caso dos advogados é a capacidade de aprender com a vida, usando o conhecimento adquirido nos casos dos seus clientes para melhorar o serviço prestado. Esta capacidade depende do jovem advogado, muito mais do que a idade. Pensar que um advogado veterano é bom só por causa da sua idade é completamente absurdo e uma auto-limitação mental para todos os jovens advogados.

Os primeiros passos

Imagine que você é um jovem licenciado em direito, que recebeu formação na prática jurídica e decide começar a exercer a profissão. Normalmente a primeira coisa que se faz é tentar arranjar um emprego de advogado ou juntar-se a uma sociedade de advogados.

Agora que você já trabalha como advogado na sua área de interesse, é altura de começar por ver cada um dos conselhos que os jovens advogados devem seguir:

  • Atitude – A atitude é a base. Para conseguir novos resultados, você deve fazer coisas diferentes. Se você não faz, a sua carreira profissional continuará a ser a mesma. Por isso você não pode colocar a culpa nas outras pessoas. Aprenda a ser mais forte mentalmente, ganhar autoestima é essencial para tornar-se num bom profissional na sua área. Melhorar a sua autoestima, aceitar-se como um bom profissional e vender serviços jurídicos melhores é a solução.
  • Valores – Qual é a sua principal diferença? Os seus valores e estilo. Você deve conhecer explicitamente os seus valores, defini-los e comunicá-los.
  • Visão – Qual é a sua visão do futuro? Quer ser uma alternativa aos despachos de advogados que apontam a internacionalização das empresas no seu país? Ter uma boa visão é essencial. Os seus sonhos (visão) começam a ser realidade no momento em que você passa da escrita para a prática, define objetivos, estratégias, ações, responsabilidades e um calendário.
  • Honorários – Qualquer advogado pode competir com honorário baixos. Você deve ser capaz de oferecer um serviço que justifique os seus honorários. Para conseguir, você deve entender quais são as necessidades dos seus clientes, valorizá-los e oferecer à sua medida.
  • Gerir bem o seu tempo – Seja valente e evite centrar-se em temas pouco rentáveis desde o início da sua carreira profissional. Se você aceitar todo o tipo de processos judiciais, acabará por basicamente não ter tempo para nada e diminuirá os seus lucros. Centre-se em clientes e casos mais rentáveis. Menos horas de trabalho + mais honorários = qualidade de vida.

Não se esqueça de visitar o Site Advogados para encontrar dezenas de dicas sobre o mundo da advocacia e direito. Conheça tudo sobre a profissão de advogado.