ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Como vender um carro usado

Encontre várias dicas para vender o seu carro usado. Saiba quais são os aspectos que você deve ter em conta antes de procurar um novo dono!

Vender um carro usado é normalmente um trabalho pouco agradável, e por muitos esforços que você realize você não tem a venda do carro assegurada. Isto faz com que a maioria dos vendedores sigam por caminhos errados para vender o seu automóvel, como baixar o preço do carro de forma exagerada ou incluir vários extras com o preço sugerido.

Primeiro que tudo, você tem que seguir uma série de  dicas ou truques para conseguir vender mais rápido e por mais dinheiro. Nos anúncios de venda coloque sempre a informação mais importante e útil, como os quilómetros, ano, cilindrada, potência, entre outros dados.

Qual o preço do carro?

Antes de publicar os anúncios em vários sites de compra e venda de artigos em segunda mão, é importante que você encontre o preço ideal para o seu carro. Procure por anúncios de venda de automóveis similares ao seu e verifique qual o preço médio pedido dos anunciantes, de acordo com a quilometragem e modelo do automóvel. A partir daí você já terá um preço em mente para o seu carro.

Lembre-se que você tem que deixar um preço com uma manobra no caso de um potencial comprador quiser uma baixa no preço. Normalmente os stands de automóveis usados colocam os carros muito mais caros porque têm que ter um lucro alto por cada automóvel vendido.

Além disso, tenha em conta que o preço do veículo usado também é influenciado por várias condições do carro: antiguidade, estado do interior e exterior, quilometragem, avarias, manutenção na marca, entre outras coisas. Se você fez alguma modificação no carro, certifique-se que está apontado no livrete quais foram as modificações, caso contrário poderá ter problemas com o novo código da estrada.

Coloque-se no lugar do comprador

Dependendo do tipo de automóvel e preço, a maior parte dos compradores prefere comprar carros em segunda mão de particulares. Isso acontece porque além de conseguirem negociar com o próprio dono do veículo, normalmente os stands cobram um preço muito mais alto, devido à margem de lucro.

Por isso, antes de decidir colocar o carro à venda num stand, recomendamos que tente vender o seu carro particularmente, pois desta forma não existirão intermediários, o que significa que todo o dinheiro da venda fica para si e poderá mostrar ao potencial comprador como o seu carro é a escolha certa.

Destaque as vantagens ou pontos fortes do seu carro usado e deixe o potencial comprador fazer um test drive antes de adquirir o automóvel. Mostre como você está confiante de que este é o automóvel certo para o comprador e que é um bom negócio.