ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Como tornar-se num bom líder?

Gerir uma equipa de pessoa da maneira mais eficaz e correta possível não é nada fácil. Por isso, neste artigo vamos indicar-lhe alguns truques e dicas para que consiga gerir com sucesso.

Geralmente, liderar é o processo de influenciar outras pessoas e apoiar-los para que trabalhem com entusiasmo para que sejam atingidos objetivos comuns. Portanto, um líder é alguém com uma capacidade especial que ao longo do tempo desenvolveu uma capacidade única de tomar iniciativa, gerir, convocar, promove e incentivar um grupo de pessoas. Isto não tem nada a ver com a sua experiência – nem formação profissional, mas sim com a forma de trabalhar e de ser.

Contudo, nem todas as pessoas têm os dotes necessários para liderar, pois isto é algo que se aprende com o tempo. É necessário experiência.

Caso você esteja interessado em ser um bom líder, deve ter as seguintes habilidades, para que possa realizar o melhor papel possível como líder de uma equipa, grupo ou empresa:

  • Dar o exemplo – praticar aquilo que os empregados ou membros da equipa devem fazer, é desde à muito tempo uma das melhoras maneiras de liderar. Em qualquer emprego, se os empregados vêm que você não se esforça, que trabalha menos que eles, que você não é responsável ou está numa de mandão, você nunca será um bom líder.
  • Entusiasmo – um líder deve acreditar no projeto e transmitir a sua paixão e entusiasmo aos outros membros da equipa. Um líder descontente e sem pachorra de trabalhar não dá motivação às pessoas que lidera.
  • Organização – um líder desorganizado vai transmitir a sua forma de trabalhar à sua equipa, e o resultado não será muito diferente de um caos total no escritório. Se pelo contrário você faz os possíveis para manter tudo organizado, o grupo será mais eficaz e não existirão imprevistos.
  • Delegar tarefas – a palavra mais importante que podemos dizer-te para que sejas um bom líder é, delegar, delegar e delegar. Encontre uma pessoa de confiança para delegar as tarefas, que por sua vez realize as tarefas com a melhor qualidade possível. Isso é um dos segredos das grandes multinacionais. Se você pensa que fazer tudo sozinho, então está muito enganado e por vezes poderá correr perigo de saúde.
  • Responsabilidade – quando você lidera um grupo, você é o responsável por tudo o que acontece. Você não é um bom líder se dizer que você é o responsável pelo sucesso, mas não responsável quando a equipa fracassa.

Estas são as qualidade essenciais de qualquer líder. Caso tenha mais algo a acrescentar a este artigo adicione o seu comentário.