ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Como obter um Empréstimo para o seu Negócio

Saiba como é que pode obter um empréstimo para o seu negócio quando precisa dele para tornar os negócios mais rentáveis e fazer com que a sua empresa venda mais.

Quando número de cliente começa a aumentar e damos conta que estamos chegando ao limite da nossa capacidade, e que não contamos com capital suficiente para aumentar as vendas, basicamente só temos duas opções: deixar de aceitar novos pedidos ou pedir um empréstimo bancário.

Pode ser que a segunda opção implique um certo risco, pois se quer aumentar as vendas, evitar que os clientes vão para concorrência, e em geral veja o seu negócio a crescer, tomar a decisão de pedir um empréstimo de dinheiro é certamente a melhor opção.

Para evitar o risco que implica pedir dinheiro emprestado, em primeiro lugar você deve determinar a quantidade certa que vai necessitar, e logo, assegurar-se que tem condições para pagar a sua dívida ao banco.

Conseguir um empréstimo nos dias de hoje é cada vez mais difícil, e para isso precisa que um familiar ou amigo sejam um responsável pelo crédito bancário, caso você não seja capaz de pagar o crédito no futuro.

Para procurar por bancos ou entidades financeiras pode recorrer à Internet, enquanto decide a melhor alternativa, deve considerar os seguintes fatores:

  • Requisitos – Além dos constituídos por lei, para pedir um empréstimo podem pedir experiência no mercado (pelo menos a empresa existir à seis meses ou um ano), garantias, etc.
  • Custo do empréstimo – Antes de escolher a taxa de juros, deve tomar em conta o custo total do empréstimo, que para além da taxa de juros inclui ainda outros custos adicionais, tais como comissões de manutenção. Obviamente, quanto menor for o custo do empréstimo melhor.
  • Prazo do empréstimo – É o período de tempo que o banco ou entidade financeira dá para devolver o dinheiro emprestado e pagar o investimento. Além disso, o montante do empréstimo, o custo e o prazo, as quotas serão determinadas pelo método de amortização que utilize a entidade financeira.
  • Possibilidade de cancelar a dívida com antecipação – Algo que também podemos tomar em conta é se é possível ou não, fazer pagamentos adicionais com o objetivo de reduzir ou pagar a dívida na sua totalidade antecipadamente e assim poder reduzir a taxa de juros.

Uma vez feito o pedido ao banco ou entidade financeira, deve ter em conta a renda que vai pagar cada mês pelo empréstimo pedido, e logo, ter em conta as projeções de vendas e despesas do negócio, para avaliar se compensa pedir o empréstimo, e tem fluxo de caixa para pagar as prestações.

Caso conclua que a sua empresa é capaz de pagar as prestações, deve visitar o banco ou entidade de financiamento para pedir um empréstimo de dinheiro, o qual será entregue assim que avaliem as condições da sua empresa e capacidade de pagar o empréstimo, sendo que depois só tem que assinar o contrato de crédito bancário.

Para isso, além de perguntar a si mesmo se o seu negócio tem lucros suficientes para pagar o dinheiro emprestado que necessita, o banco também irá solicitar os seguintes dados antes de poder dar a sua decisão final:

  • Dados financeiros históricos e projetados
  • Declaração de impostos
  • Relação com os principais clientes
  • Relação com os principais fornecedores
  • Garantias
  • Plano de negócios

Finalmente, você tem que esperar pela decisão do banco ou entidade financeiro, para que determinem se tem lucros suficientes para pagar os dinheiro pedido. Não se esqueça de visitar vários bancos e entidades para procurar pelo empréstimo bancário que oferece-lhe as melhores vantagens e o custo mais baixo.

Se está à procura de dicas e conselhos sobre negócios, empresas, dinheiro e investimentos, aconselhamos que visite o blog Negócios e Dinheiro para encontrar uma série de artigos espetaculares.