ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Como motivar um Colaborador

Saiba como motivar um colaborador. Diversas dicas para conseguir que os seus empregados sejam mais felizes. Dicas partilhadas pelos gurus!

Para motivar um trabalhador, em primeiro lugar deve determinar quais são as suas necessidades, motivações, gostos, preferências, objetivos ou metas pessoais. E, de acordo com isso, determina a forma de motivação mais indicada a utilizar. O sucesso do negócio faz-se através dos colaboradores e das equipas de gestão.

Devemos ter em conta que cada pessoa tem necessidades, motivações, gostos e metas diferentes, e enquanto para algumas pessoas algumas coisas podem as motivar, para outras pessoas possam ser coisas completamente ao contrário. Um método de motivação que tem tido bastantes bons resultados junto dos colaboradores, não significa que tenha o mesmo resultado com outros. Pelo que o primeiro passo para motivar um trabalhador, é conhecê-lo bem.

Por exemplo, se contar com um trabalhador sociável, extrovertido, que gosta de relacionar-se com as pessoas, para motivá-lo basta colocá-lo num posto onde tenha a oportunidade de relacionar-se com os seus companheiros, ou um posto relacionado com as vendas ou atendimento ao público, ou ainda, um cargo relacionado com a realização de eventos ou atividades que possa fazer dentro da empresa.

Por exemplo, pode ser que um trabalhador tenha inicialmente uma necessidade de segurança económica, então, para motiva-lo, deve concentrar-se em incentivos económicos, mas uma vez que tenha satisfeito essa necessidade, poderá ter outras necessidades de auto-realização ou superação, então, para motiva-lo, já não poderá seguir com os incentivos económico, pelo que, por exemplo, deve lhe dar maiores responsabilidades ou autonomia.

Para muitas empresas, o bem estar dos seus recursos humanos é o ponto de partida para o sucesso do negócio, empresa ou marca. Por isso, é importante oferecer muito mais do que ofertas de emprego, deve oferecer um lugar para crescer profissionalmente e pessoalmente.