ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Como lavar o carro sem danificar

Saiba como lavar o seu automóvel sem danificá-lo. Aproveite para conhecer algumas dicas importantes para manter o seu automóvel a brilhar. Lave-o agora!

Automático, à mão ou com um jato de água, a melhor forma de proteger o veículo contra as influências nocivas do meio ambiente é lavar com frequência, mas sem prejudicar a pintura e os seus acessórios. A frequência com que deve lavar o automóvel dependerá, entre outros factores, da assiduidade com que utiliza o carro, do estacionamento do mesmo (garagem, ao ar livre debaixo de árvores, etc), da estação do ano, assim como das condições atmosféricas e ambientais.

Quando mais tempo permanecerem na pintura do veículo os excrementos de pássaros, restos de insetos, resinas de árvores, sujidade industrial, manchas de alcatrão, partículas de óleo, sais anti-gelo e outro tipo de sujidade agressiva, mais persistente será o seu efeito destrutor. As altas temperaturas, por exemplo, a radiação solar intensa, potenciam o efeito cáustico.

Cuidados a ter com a lavagem auto

Assim pode acontecer em determinadas circunstâncias, que seja necessário lavar o veículo todas as semanas, mas também pode ser suficiente lavar apenas uma vez por mês, aplicando alguns produtos conservantes. Os cuidados a seguir ao lavar o carro devem ter em conta o método de lavagem automóvel utilizado:

  • Lavagem automática – Antes de proceder para a lavagem automática é preciso seguir várias precauções normais, como fechar os vidros e o teto do automóvel. Se o carro possui acessórios extra, como por exemplo, spoiler, antena externa, porta-malas no topo, etc, o melhor é consultar o encarregado do espaço para saber o que fazer nestes casos.
  • Lavagem à mão – Em primeiro lugar passe todo o carro por água para fazer com que a sujidade fique mais fácil de sair, e logo depois comece a passar uma esponja com sabão automóvel – de preferência com cera. Depois de aplicar sabão por todo o carro, é tempo de passar por água e passar um pano de microfibra para secar o carro. No fim, caso ainda tenha pachorra, você poderá limpar as rodas utilizando, se possível, uma segunda esponja. É importante que você não lave o seu carro em pleno sol, caso contrário a sua pintura vai parecer manchada.
  • Lavagem com o jato de pressão – É importante ler as instruções de utilização do jato de pressão antes de começar a limpeza de alta precisa, sobretudo no que se refere à pressão e à distância de projeção. A temperatura da água deverá ser no máximo de 60ºC. Mantenha uma distância relativamente grande com respeito a objetos de plástico ou acrílico.