ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Como fazer Sushi em casa?

Como fazer Sushi em casa? É muito fácil do que imagina. Apesar do que você pode pensar, o sushi não é exclusivamente uma comida tradicional, mas uma invenção relativamente recente na comida japonesa.

Neste artigo vou mostrar os passos essenciais sobre como fazer sushi em casa, e ainda publicar um vídeo que mostra a maneira mais fácil de fazer sushi. Por isso, leia atentamente para aprenda a fazer sushi em poucas horas.

Primeiro, existem muitas variedades de sushi. Mas a mais conhecida é o nigiri sushi, que na realidade é feita com bolas de arroz cobertas com uma lâmina fina de pescado ou gambas, unidos por uma pequena quantidade de wasabi. Segundo o tamanho o sushi adota diferentes nomes. Outra forma popular de servir o pescado é em forma de sashimi, que é pescado ou gambas cruas, laminados ou muito finos, e servidos iguais ao sushi, com salsa de soja, wasabi e gengibre em conserva.

Ingredientes: 500g de arroz glutinoso, 750cl de água, 70cl de vinagre de arroz, 1 colher de açúcar, 1 colher de sal e 10 folhas de alga nori.

Recheio: 150g de peixe (salmão ou atum), 1 pepino e 1 cenoura.

Para servir: salsa de wasabi, molho de soja e gengibre em conserva.

Pode encontrar de seguida um vídeo útil que mostra como fazer sushi em casa, abordando passo-a-passo o que você deve fazer para ter um produto final de qualidade e com um gosto fantástico. Veja o vídeo e aprenda!

Modo de preparação do Sushi

Lavar o arroz numa tigela, trocando a água até 6 vezes, até que fique claro. Depois, retire o excesso de água. Coza os 500g de arroz em 750cl de água numa panela bem tapada, durante 15 minutos, contados a partir do momento em que começar a ferver. Deixe repousar à parte, mais 15 minutos. É essencial não levantar a tampa, para deixar o cozimento descansar.

Enquanto o arroz repousa, aqueça um pouco de vinagre, açúcar e sal, mexendo até misturar bem. Arrefeça e guarde bem.

Estenda o arroz cozido numa bandeja ou panela rasa, se possível de madeira. Usando uma colher, também de madeira, comece a fazer bolas de arroz, lado a lado, de cima para baixo, como se estivesse a lavrar o campo, enquanto deixa o vinagre temperar, para arrefecer o arroz completamente. Depois aplique o tempero, que criou no passo anterior.

Não se esqueça de visitar o nosso guia de como fazer comida japonesa, para encontrar conselhos e guias sobre os pratos mais populares da comida japonesa.