ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Como fazer Onigiri

Saiba como fazer um Onigiri da forma mais simples. Prepare em sua casa uma das especialidades mais populares da comida japonesa. Este artigo faz parte do guia sobre como fazer comida japonesa.

O Onigiri – que também é conhecido por omusubi, é uma prato muito popular na comida japonesa que consiste numa bola de arroz, com uma forma esférica ou triangular, com outro ingrediente. Não o confunda com o nigrizushi, que é um tipo de sushi onde o ingrediente principal se coloca sobre a bola de sushimeshi amassado.

Também é chamado de omusubi pois vem de musubi, que em japonês significa unir, juntar ou casar, que é basicamente o que se faz com o arroz e o outro ingrediente com o qual se junta com a bola de arroz. Neste caso é comum usar-se uma das ferramentas disponíveis na imagem abaixo.

Moldes para fazer Onigiri

Moldes para fazer Onigiri

Para fazer um Oinigiri você precisa dos seguintes ingredientes:

  • Arroz – procure o arroz pequeno mais comum que encontre. Não escolha um arroz extra-largo de caixa. Escolha de preferência um arroz para sushi ou para pudim.
  • Alga – que é também comum usar no sushi.
  • Sal

Preparar o Onigiri

Cozer o arroz com água e pouco azeite (ou de preferência nenhum). Assegure que está a fazer o suficiente para a quantidade de pessoas que vão comer. Lembre-se de não enxaguar o arroz. Queremos que fique um pouco pegajoso.

O importante é trabalhar com o arroz quando está quente e pegajoso, mas não se esqueça de deixar arrefecer um pouco antes de começar a modelá-lo. Cinco minutos deve bastar. Mude o arroz da panela para outro recipiente e agite-o com um garfo, de modo a que se expanda um pouco.

Encha uma tigela com água fria e um par de colheres de sopa de sal, mantenha isso no seu espaço de trabalho, e mergulhe as mãos na águaantes de preparar cada onigiri. Isso irá garantir que o arroz não vai ficar nas suas mãos. Algumas pessoas molham as mãos e depois deitam um pouco de sal – nós acreditamos que isso transfere muito sal para o arroz, mas você até pode preferir o seu sabor.

Depois de molhar as mãos, pegue numa pequena quantidade de arroz. Dependedo do tamanho da sua mão, será grande ou pequeno o onigiri. Lembre-se, é como fazer uma bola de neve, você tem que comprimir o arroz, para que o onigiri fique mais pequeno. Agarre sempre de uma quantidade de arroz com que você consegue moldar. Além disso, certifique-se que o arroz está de acordo com o tamanho do recipiente em que colocar, de modo a não esmagar.

Quando estiver com a forma certa, coloque a alga, para que seja fácil de manusear e fique com um bom aspeto. Caso não tenha consigo ainda fazer o seu onigiri com perfeição, deixamos abaixo um vídeo que ensina como fazer um onigiri.

Conselhos para personalizar o Onigiri

Você pode preenchê-lo com salmão, gengibre, cebola ou atum. Nós costumamos usar atum com creme de queijo, mas isso depende do gosto de cada pessoa.

Se ficar muito pegajoso, você pode comprar um molde para onigiri numa loja da especialidade ou hipermercado e colocar a quantidade de arroz num molde de plástico, tornando mais fácil manusear.

Parece complicado fazer um onigiri, mas com a prática você ficar mais confortável e demorar menos tempo a fazer este prato típico da comida japonesa.