ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Como fazer comida japonesa

Saiba como fazer comida japonesa através de um só lugar, temos dicas sobre como fazer onigiri, sashimi, sushi, tempura, entre outras coisas. Pode encontrar ao longo do artigo links para outras páginas.

A comida oriental e mais concretamente a comida japonesa está na moda, sobretudo nas cidades mais cosmopolitas. À parte dos pratos chineses e japoneses que são os réis da comida asiática, existem outras receitas como a tailandesa, que se destacam pela sua grande variedade de ingredientes e gastronomia.

Algumas das especialidades da comida japonesa são:

  • Onigiri – também conhecido como Omusubi, é um bolinho de arroz japonês geralmente em forma de triângulo, ou de forma ovalada envolto por uma folha de nori. Pode ter vários tipos de recheio, mas normalmente é recheado com sake (Salmão frito). Aprenda como fazer Onigiri.
  • Sashimi – pescado cru cortado em lâminas finas. Os pescados mais cozinhados do mundo são o atum, o salmão, a cavala e as gambas. O requisito fundamental é que o pescado seja extremamente fresco, quase recém pescado do mar.
  • Sushi – pescado cru que se apresenta sobre uma bola de arroz com vinagre. Outra variante muito interessante é cortar um pedaço de pescado cru e enrolar no arroz usando uma lâmina de algas prensadas.
  • Tempura – prato japonês muito popular, embora se trate de uma importação dos portugueses. Consiste em pedaços de carne, pescado ou verduras com uma fritura ligeira de farinha, e molhado com uma salsa especial.
  • Shabu Shabu – Fatias muito finas de carne crua que são comidas usando pauzinhos e mergulhados em água fervente para cozinhar e comer no momento.
  • Sake – Bebida alcoólica muito conhecida no Japão. É feita com base no arroz, água e tem um grau álcool de 15º. Existe também sake aromatizado com laranja ralada e outras especialidades, que se pode beber tanto frio como quente.

Condimentos da comida japonesa

Os mais utilizados são a salsa de soja para condimentar a maior parte dos pratos japoneses. O wasabi é uma pasta verde feita de rabanete extremamente picante que se junta em quantidades muito pequenas para dar um gosto especial ao sushi ou juntar com a salsa de soja.