ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Como fazer a primeira tatuagem

Saiba como fazer a sua primeira tatuagem. Tatuar-se não é a mesma coisa que sair para as compras ou ao cinema. É preciso ter em conta uma série de aspetos relacionados com a saúde e segurança.

Uma tatuagem é uma boa forma de expressar os seus sentimentos ou pensamentos, seguimento de uma tendência ou forma de arte. Mas, o que acontece se realmente fizer uma tattoo sem pensar duas vezes? As consequência disso poderia resultar em problemas para si.

Por isso, ao dizermos que uma tatuagem é para toda a vida, é preciso estar completamente certo de que quer fazer, já que apesar dos avanços da tecnologia, é possível remover tatuagens, contudo, é um processo relativamente caro e que deixa marcas ou cicatrizes na pele. Daí, deve tomar uma decisão pessoal e individual, para que no futuro não tenha que remover tattoos.

Como fazer uma tatuagem?

Para fazer uma tatuagem é preciso:

  • Em primeiro lugar, deve decidir o desenho que deseja tatuar, e deve ir limpo, livre de drogas ou álcool;
  • O tatuador deve contar com formação específica, assim como todos os documentos de segurança e higiene;
  • Antes de começar a tatuar, as suas mãos devem estar limpas e desinfetadas, e utilizar luvas e ferramentas que venham seladas ou esterilizadas;
  • Assim mesmo, deve perguntar sobre todos os passos sobre o cuidado necessário para a cicatrização da tatuagem;
  • No momento de começar a tatuar no seu corpo o desenho, o tatuador não deve ter contacto direto com outros objetos, além dos necessários para o processo, que são a máquina de tatuar, as tintas, toalhas de papel e um produto à base de sabão neutro antibaterial ou álcool glicérico para limpar a pele durante o processo, para evitar inflamações ou infeções.

Cicatrização da tatuagem

Segundo o tipo de pele, a cicatrização poderá durar entre 10 a 15 dias. O importante é lavar a cada 3 ou 4 horas na primeira semana para evitar infeções. Depois, na segunda semana deverá hidratar, preferívelmente com um creme que não tenha alcool ou um com um produto à base de vaselina para evitar que essa zona fique seca.

O mais importante é manter-se longe de raios solares, piscinas, jacuzzis e suanas no mínimo durante um mês depois de fazer a tatuagem, porque podem acontecer mudanças na pigmentação, causando mudanças na cor da tattoo. Passo o primeiro mês, é recomendável passar uma quantidade considerável de protetor solar sempre que for à piscina ou praia.

Quando dinheiro custa para fazer uma tatuagem?

O preço de uma tatuagem depende do tamanho e da quantidade de cores a utilizar. Por exemplo, uma tatuagem de 8 cm de cor poderá ser muito mais cara que uma em tinta preta de 20 ou 25 cm. Outro fator importante é a complexidade do desenho, já que isso depende do número de sessões necessárias para acabar o desenho.

Fazer a tattoo ou não pode ser um dilema, mas antes de continuar e cumprir o seu sonho, deve ter em conta os riscos que uma decisão deste género pode ter. Se já se decidiu mas ainda não sabe o desenho, sugerimos que veja tatuagens pequenas, tatuagens de famosos e tatuagens femininas.