ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Como controlar a ansiedade na Entrevista de Emprego

Saiba como controlar a sua ansiedade antes de ter uma entrevista de emprego. Descubra várias dicas para conseguir o trabalho para o qual vai ser entrevistado.

As entrevistas de trabalho criam sempre um certo nervosismo pois é aquele momento que pode melhorar a sua carreira profissional, porque pode mudar a sua situação de desempregado ou então melhorar o seu emprego. Como você enfrenta uma entrevista pode marcar a diferença na hora de ser o candidato escolhido para o posto, por isso é importante por um travão no nervosismo para que não entre em estados mais alterados, como é o caso da ansiedade, o qual pode criar uma experiência negativa para si.

Para evitar estes ditos estados, deixamos logo de seguida diversos conselhos que você pode aplicar em qualquer tipo de entrevista:

  • Chegue ao lugar da entrevista sempre alguns minutos antes. A pontualidade é importante. Além disso, vai ajudar a que não se preocupe muito ou esteja a transpirar. Chegue pelo menos cinco minutos antes para ver como tudo funciona e para a secretária saber que você está interessado em conseguir o emprego.
  • Descansar na noite anterior é muito importante, para que você não demonstre que está cansado e chegue fresco à entrevista. Se você é uma pessoa nervosa por natureza, então pode tomar algum medicamento relaxante ou mastigar uma pastilha elástica antes de ser entrevistado.
  • Prepare a entrevista com tempo. Saiba o que vai levar vestido, investigue a empresa, tente contactar com alguém que já trabalhou, imagine que tipo de perguntas você pode ter que responder e o que você gostaria de saber.
  • É muito importante que pensem que você está a analisar e a avaliar, mas seja natural na medida do possível. Mostrar-se como um candidato que está a potenciar as suas qualidades é a melhor postura que pode ter frente aos entrevistadores, pois normalmente são responsáveis pelos recursos humanos da empresa, e sabem quando você está a falar verdade ou está nervoso.
  • Tente ser correto e educado em todos os momentos. Só assim você vai sentir-se confortável e seguro frente aos júris, e quem sabe, conseguir o emprego.

Esperamos que com estes conselhos você fique mais seguro e confiante durante a sua entrevista de emprego e consiga realmente alcançar os seus objetivos profissionais. Boa sorte!

Se você não conseguiu o posto que tanto queria ou está procurando por boas oportunidades, com salário alto e excelentes condições para colaboradores, recomendamos que encontre vagas de empregos no Brasil ou aceda o blog dos empregos para recrutamento em Portugal.