ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

Aprender um segundo idioma pode melhorar o cérebro

Saiba porque aprender um segundo idioma ou língua pode melhorar o seu cérebro. Descubra a conclusão a que vários investigadores chegaram sobre esta experiência.

A maior parte das pessoas à partida descreve uma pessoa que sabe falar vários idiomas como uma pessoa esperta, mas existe uma nova pesquisa que mostra que aprender e saber mais do que um idioma ou língua pode ter um impacto grande na maneira como o seu cérebro funciona. Na realidade, as pessoas que sabem múltiplos idiomas são capazes de monitorizar o que está à sua volta de uma forma melhor e trocar entre tarefas mentais rapidamente, e esses benefícios estendem-se durante vários ano até ficar mais velho – e você pode obter estas vantagens simplesmente ao aprender um novo idioma.

Ao examinar este tópico, o jornal New York Times aponta para um trio de estudos, um de 2004 que foi publicado no jornal Developmental Science de investigadores da Universidade de York do Departamento de Psicologia, que indicaram que as pessoas bilingue são mais adeptos de desafios mentais e tarefas do que as pessoas que apenas sabem falar um idioma.

Uma nova pesquisa em curso na Universidade de Pompeu Fabra em Espanha, mostra que as pessoas que sabem falar múltiplos idiomas processam o seu ambiente à volta de uma maneira diferente e respondem mais rapidamente a testes mentais que requerem que mudem de concentração de várias maneiras completamente não relacionadas com o idioma, e ao contrário de outros estudos, que mostraram que você consegue aprender facilmente porque é jovem, este novo estudo mostra que as pessoas que aprendem idiomas durante a sua idade adulta também possuem os mesmos benefícios.

Por último, é bem possível que você ao ser bilingue, seja mais esperto de diferentes maneiras além do simples fato que sabe mais um idioma, e isso pode dar-lhe vantagem de poder adicionar mais um idioma no seu Curriculum Vitae.