ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

A Banana engorda?

Conheça tudo sobre a banana e saiba se realmente a banana engorda ou não. Confirme a verdade sobre o poder da banana na alimentação.

A banana é um fruta tropical com pele grossa e uma polpa carnuda de cor branca e ligeiramente amarelada e quando está madura tem um sabor suave e um aroma delicada.

Este é um alimento altamente nutritivo, que fornece cerca de 90 calorias por cada 100 gramas. É fica em açúcar e contém pouca proteína e gordura. Muito rica em potássio e magnésio, sódio baixo, e também tem um pouco de ferro, beta-caroneto, vitamina B e C, uma boa fibra e ainda um pouco de vitamina E. A presença de três vitaminas antioxidantes (A, C e E) fazem com que apareça na lista de fruta saudável, ligeiramente diurético e levemente laxante, energética e remineralizante. Por todas essas razões, a banana é uma fonte de energia natural e saborosa, ótimo para as crianças e atletas, porque os seus carboidratos de amido são digeridos muito bem quando a banana está madura.

Em contraste, quando o fruto está verde e cru, quando comido pode dar uma indigestão, porque tem uma grande quantidade de amido não digerido passando para o intestino grosso, onde fermenta e produz gases. As bananas são ricas em amido e não engordam só por comer uma por dia. Para as crianças é muito melhor comer uma banana do que um bolo, entre outros produtos comuns das pastelarias, devido ao açúcar e gordura.

O açúcar da fruta é a frutose, mas a banana também contém glicose. Não é adequada para diabéticos. Hoje em dia é usado pelos restaurantes de luxo, mas de forma seca e sem casca.

A capacidade saciante da banana não deve ser confundida a fazer-nos pensar que é uma fruta que engorda, e que é melhor não comê-la para manter um corpo em forma. Obviamente a banana é um dos frutos que mais calorias tem, cerca de 90 por 100 gramas. Este valor é maior do que as maçãs, que contêm 60 calorias por cada 100 gramas.

A banana não engorda. Pelo contrário, devido a ser rica em potássio ajuda a equilibrar a água no corpo de forma neutralizar o sódio e promover a eliminação de líquidos, o que resulta numa fruta muito adequada para quem quer perder peso, favorecendo dietas de perda de peso. Além disso, a eliminação de água e sódio do corpo é essencial para o tratamento de certas doenças, como é a hipertensão, a gota, doenças reumáticas, etc. A banana tem os seguintes benefícios:

  • favorece a recuperação de estados de ansiedade e depressão
  • previne cãibras musculares
  • fortalece os músculos
  • melhora a circulação, prevenindo acidentes vasculares cerebrais
  • aumenta a frequência cardíaca em casos de fraqueza cardíaca.

Como é rica em zinco, pode ser usado para fortalecer o cabelo, ajudando a prevenir a queda de cabelo. O seu teor em pectina é muito maior do que na maça, e a fibra ajuda a resolver problemas de colesterol.