ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

9 Conselhos sobre Tatuagens

Saiba 9 conselhos sobre tatuagens e tatuadores partilhados pelo site português especialista em tattoos. Encontre diversas dicas do Site de Tatuagens para se iniciar neste mundo.

A tatuagem deixou de ser um elemento cultural minoritário. Muitas pessoas já têm uma no seu corpo, sem se preocupar muito ao escolher um tatuador, o lugar do corpo onde foi feito a tattoo ou o significado da tatuagem. Enquanto outras pessoas, têm maior interesse pelos temas, mas não sabem como começar.

Uma boa tatuagem começa com um bom tatuador, e nada fala melhor sobre isso do que os seus próprios trabalhos. Por isso, a melhor forma de conseguir um bom resultado é escutar as experiência de amigos, familiares e conhecidos, que são os melhores para partilhar consigo todas as dicas e recomendações.

Além disso, também é importante ter confiança na pessoa que se vai encarregar de fazer a tatuagem, e não tomar uma decisão impulsiva. É preferível ter em mente qual o desenho ou frase que pretende fazer, e não comprometer-se com um tatuador sem antes saber se o próprio consegue fazer aquilo que quer.

  1. Tatuagens temporais – A verdadeira tatuagem é permanente. O que quer dizer que, remover a tattoo do corpo custa muito dinheiro e é um processo doloroso. Contudo, existem duas formas de conseguir uma tattoo temporal: por micropigmentação ou fazendo um desenho de henna.
  2. A escolha do desenho – É preciso procurar um equilíbrio entre o desenho pessoal e o conselho do tatuador. Um dos erros mais comuns é tentar resumir toda uma vida num só desenho, e querer fazer uma junção de elementos que não fica bem. Uma tattoo deve representar um momento na vida, ou simplesmente uma decisão estética.
  3. Escolher o lugar do corpo para fazer a tattoo – Tratando-se da primeira tatuagem, e sobretudo quando você é jovem, deve evitar tatuagens na cara, no rabo ou nas mãos. Também é recomendável começar com um desenho pequeno.
  4. Cuidado com a pele – É necessário seguir à risca diversos conselhos de cuidado da pele, na zona onde você fez a tatuagem. Isto é fundamental para evitar infeções, mas também para assegurar que o desenho continua em perfeito estado o maior tempo possível.
  5. Tatuagens de fotos de pessoas ou mascotes – Um dos tipos de tatuagens mais difíceis de fazer são os retratos de pessoas ou mascotes. Se quiser um bom resultado, deve procurar por um tatuador especialista neste tipo de desenhos. Também é preciso ter em conta que, uma foto com um bom equilíbrio de luzes e sombras tornará mais fácil tatuar.
  6. Tatuagem tribal – As tatuagens tribais são uma boa opção para a primeira vez. São desenhos que se adaptam a qualquer parte do corpo, praticamente neutro de significado e fácil de fazer. Como vantagem extra, é difícil que fiquem mal.
  7. Tatuagem noutros idiomas – Para evitar a literalidade, muitas pessoas preferem tatuar um nome, palavra ou frase noutro idioma, preferencialmente em japonês, chinês ou árabe. É fundamental confirmar que a tradução está correta antes de fazer, para evitar ter no seu corpo uma tatuagem com um significado completamente diferente.
  8. Tatuagem japonesa – Existem escolas de tatuagens com significado e história própria. Uma das mais conhecidas são as tatuagens japonesas. Nela, todos os elementos têm um valor por omissão, e mudam de acordo com as cores escolhidas, a posição das figuras e a parte do corpo.
  9. Tatuagem de flores – Este tipo de tattoos é bastante popular porque é bela, mas a sua importância aumenta se é escolhida devido a outros motivos. O tipo de flor e a sua cor podem ter diferentes significados segundo a sua cultura. Quando se escolhe uma por um motivo, é importante procurar informação acerca sobre o seu significado.