ArtigosPT
Diretório de Artigos Exclusivo

10 Conselhos práticos sobre Marketing de Guerilha

Conheça 10 conselhos práticos sobre Marketing de Guerrilha para planear uma estratégia de sucesso para a sua empresa ou site. Descubra quais são os pontos fundamentais deste tipo de marketing.

Sendo o marketing de guerrilha uma estratégia para considerar no setor das pequenas e médias empresas (PME), é necessário concentrar-se numa área específica de mercado que com o menor investimento é possível ter o maior impacto. Para isso, listamos os 10 conselhos práticos para poder aplica corretamente esta ferramenta.

Segundo vários especialistas em marketing de guerrilha, este tipo de marketing é uma estratégia que usa várias maneiras pouco usuais, provocativas, com uma eficácia alta e um custo muito baixo. Desde modo, os ingredientes fundamentais são a energia e a astúcia.

Considerando que atualmente estamos em tempos difíceis por vários países estarem em crise, ou porque agora a concorrência é muito maior, deixamos-lhe algumas dicas:

  1. Sirva os seus clientes dando mais – Alguns negócios só estão interessado em conseguir mais dinheiro por parte dos clientes, em vez de construir uma relação com eles. Posicione a sua empresa como uma empresa de qualidade. Ofereça recursos sem custo, como oferecer suporte aos seus principais produtos ou serviços que geram mais valor para os seus clientes e ajudar-lhes a ter sucesso.
  2. Considere a sua página web como a vitrina da empresa – Pense na montra de uma loja, que é atualizada frequentemente com os seus melhores produtos. É chamativa, atrativa e convida o cliente a entrar. Faça o mesmo no seu site.
  3. Construa  a partir daí – Faça com que as suas notícias passem pelo maior lugar possível. Desde imprensa, blogs, sites sobre o mesmo nicho de mercado e redes sociais. Aumente a sua exposição aos motores de busca.
  4. Use o feedback – Coloque as opiniões e feedback positivo dos seus clientes no seu site e nos panfletos da empresa. Comentários como por exemplo: “serviço fantástico” ou “voltarei novamente”, são uma forma de conseguir novos clientes.
  5. Converta-se num expert – Escreva um artigo ou coluna no diário local, site ou blog. Publique os seus artigos informativos na sua página web como parte da sua estratégia de branding. Deste modo, quando o cliente procurar por esse assunto, ele chegará ao seu site.
  6. Considere usar o marketing casual – Poucas coisas funcionam melhor, do que contribuir para o bem da sua região ou comunidade. Segundo vários estudos, os consumidores preferem pagar até 36% mais por usar uma empresa ambientalmente responsável.
  7. Convide os seus concorrentes – Recrute os seus competidores a gerar projetos para o bem da população ou melhorar a sua indústria. Destaque a sua liderança no desenvolvimento de projetos e material promocional através da web.
  8. Ofereça certificados ou cartões de clientes com descontos – Entregar este tipo de benefícios a quem escolhe a sua empresa, pode ser um bom meio para gerar ainda mais vendas, sem gastar fortunas.
  9. Procure novos clientes – Aproxime-se ou entre em contacto com potenciais clientes com material impresso e online ao mesmo tempo. Patrocine concursos que incluam o público-alvo que procura. É um investimento com retorno.
  10. Impressão, Internet e logo da loja – Pense numa estratégia promocional de forma a captar clientes em diferentes etapas. Primeiro, imprima o seu material e convide os seus clientes a conhecer a sua loja e site online.